Post escrito por: AdrPotter | em algum dia de 2012
NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM
NINTENDO FAMILY COMPUTER
O Nintendo 8 bits, popularmente conhecido como nintendinho ou NES, foi um console da Nintendo que roubou para si a gloria dos vídeo games. Até hoje seus jogos fazem sucesso, existem inúmeros consoles paralelos que utilizam seus cartuchos, os chamados clones.
Tudo começou em 1983 quando a indústria dos vídeo games era dominada pelo Atari 2600, que estava em decadência, então a Nintendo resolveu entrar no mercado dos consoles com seu primeiro equipamento, que chamou a atenção pelo baixo preço e o alto poder de processamento se comparado aos computadores da época.
Foi considerado o salvador da indústria dos vídeo games, já que o ponto alto da crise foi com o lançamento do jogo E.T para Atari 2600.
Foi lançado primeiramente no Japão em uma versão muito feia em vermelho e branco, pouco tempo depois foi remodelado e lançado nos EUA. Foi no NES que surgiram os padrões atuais dos games, como os controles, que foram os primeiros a ter a cruz de direcional, logo após começaram a surgir outros que seguiram o mesmo modelo.
É claro que essa definição inicial foi feita com base na wikipedia e afins, eu tive um nintendinho e não foi nenhum desses da foto acima, foi uma versão que imitava o Super Nintendo japonês, inclusive os controles, esse ai em baixo:
Joguei muitos jogos dele dos quais se destacavam o Super Mario Bros, que zerei umas trinta vezes e o Soccer, outro jogo que eu não parava de jogar apesar de ser deprimente. Confiram a análise clicando no link do jogo, ali eu conto como foi jogar esse clássico, hehehehe.
O nintendinho marcou minha infância com seus cartuchos de 999 jogos, dos quais 980 eram repetidos, mas que renderam muitas horas de diversão coisa que hoje em dia esta bem difícil de acontecer com esses inúmeros jogos FPS de guerra que existem.
Compramos este console nos camelôs da cidade, e como já citado, com alguns cartuchos de 700 em 1, 999 em 1 e assim por diante, com aquele cheiro de plástico vagabundo, que até hoje quando sinto, me faz voltar naquele tempo de jogatina tosca.
Seu concorrente na época era o Master System, que nem se comparou a popularidade que o NES teve na Europa e Eua, diferente do Brasil onde o console da Sega foi muito querido. Pouquíssima gente em nosso país teve o NES original, jogávamos com os clones ou similares, como Dynacon e Dynavison. E foram esses similares que se tornaram populares e deixaram os jogos da Nintendo famosos aqui no país.
Então é isso, esse post teve como objetivo, contar um pouco da minha história envolvendo este console, tão injustiçado no nosso país devido à má fama gerada pelo Polystation, que atualmente deve ser o clone mais conhecido e odiado do nintendinho, pois muitas crianças foram presenteadas e enganadas, pensando ser uma das versões do console da Sony. Abraço a todos, até a próxima.
Nenhum comentário :
Postar um comentário