Post escrito por: AdrPotter | 05/10/2021 | 12h55min
![]() |
| Buuuuuu!!!!! |
Olá a todos do Lixeiro de Games, pessoal, EU VOLTEI!!!! E hoje resolvi escrever minha análise completa sobre o novo e impactante efootball 2022.
Efootbal 2022 é o novo nome do já conhecido Pro Evolution Soccer, que tem uma proposta de ser gratuito e com uma nova visão para a franquia da Konami, que agora vai tornar o jogo gratuito, como já é o modelo adotado por diversos games, com venda de produtos dentro do jogo. Além disso, houve uma remodelação no game que veremos a seguir.
Então, vamos lá, eu fiz essa análise originalmente para postar no grupo do My Club do Pes no facebook, mas, como ficou bem completa, resolvi trazer para o blog.
Na análise anterior, postada no facebook, houve bastante comoção, pois fiz uma análise preliminar, relatando as minhas primeiras impressões sobre o jogo, onde falei que no geral, gostei do jogo. Esse posicionamento, que segundo a nota geral do game, agradou apenas 9% dos jogadores.
Antes de continuar minha análise, para evitar julgamentos do tipo "fanboy", "fifeiro", "funcionário da konami" ou "hater", quero explicar que, jogo games de futebol desde a época do nintendinho e super nintendo(como já relatado aqui no blog), quando jogava o ótimo International Super Star Soccer e sua versão Deluxe, e volta e meia me arriscava em outros jogos de futebol dessa plataforma, que era bem rica neste tipo de jogos, sendo que alguns fora do universo Konami e EA eram muito bons.
Logo após, parti para os jogos da plataforma do Playstation, onde o Winning Eleven, me encantou, pois era algo totalmente novo nos jogos deste esporte, onde ficávamos totalmente no controle da ação, ainda tinha o Fifa, mas que não chegava nem perto do controle que o WE proporcionava.
Contei esta história, apenas para mostrar, que a adaptação aos novos jogos, nunca foi um problema para mim. Achei a carta do consumidor da Konami, chorando que jogava desde o super nintendo e os controles foram alterados, ridícula, pois ele usou de argumentos errados para reclamar. No super nintendo, os comandos eram completamente diferentes e não foi isso que fez a galera não jogar o Winning Eleven, quando foi lançado, pois era um jogo excelente.
Mas vamos lá, vamos a análise do jogo, após jogar desde o dia 30/09, muitas e muitas partidas online, onde até o momento meu aproveitamento é muito bom, cheguei a fazer uma sequência de 10 vitórias seguidas, algo que nunca consegui na versão anterior, acredito que isso seja devido a galera ainda não ter se acostumado às mudanças.
Jogabilidade:
Ela é imprecisa e não passa segurança, em alguns momentos temos total controle sobre o jogo, sabendo exatamente o que fazer, em outros, os jogadores parecem se esquecer que estão jogando futebol, em alguns casos fogem da bola.
A marcação ficou mais difícil, pois não existe mais o recurso de mandar dois jogadores para tomar a bola do adversário ou mandar o companheiro pressionar e vc fazer a cobertura, agora a marcação é manual, 1x1, bem parecido com o fifa nesse ponto, e graças a isso o jogo ficou mais solto, fazendo ocorrer muitos gols.
Um dos pontos que sofreram muita alteração, foi que o jogo não é mais voltado para o jogador ter precisão em velocidade, então, a maioria dos chutes e passes enquanto o jogador estiver correndo, serão fracassados, o jogo é feito para usar o botão de corrida em momentos estratégicos, chutes, passes e lançamentos, sempre serão melhor executados como jogador em movimento lento.
Muito se falou da extinção do X + quadrado, porém, esse recurso ainda existe, só que ele funciona de forma diferente, basta direcionar para o lado que deseja dar o corte ao mesmo tempo que dá um toque no botão de corrida, com isso, o jogador faz o mesmo drible do X + quadrado, eu diria que ficou até mais fácil do que era antes.
Um dos pontos mais irritantes da partida, é quando a bola sai para escanteio, lateral ou para tiro de meta. Mesmo estando perdendo leva muito tempo para o gandula mandar a bola para o jogador dar continuidade à partida, o que torna essa parte muito lenta, e tem o efeito contrário do esperado, que seria abreviar a transição e não ter mais aquelas velhas travadas, mas, a demora na reposição da bola, tira qualquer um do sério.
A jogabilidade ao meu ver, vai ter que ser melhorada, pois tudo o que queremos num jogo é termos o controle sobre ele, e nisso essa versão está falhando muito, pois no pes 2021 sabíamos exatamente o que iríamos fazer, e quando algo estranho acontecia, sabíamos que era o handicap.
Handicap:
Ainda existe e muito, em alguns momentos, o jogo não quer deixar você, ou o adversário, fazer gols, e mesmo tentando diversas vezes, o goleiro consegue defender de formas incríveis, e quando não acontece, a bola acerta a trave, em diversos momentos fui favorecido pelo handicap e em outros prejudicado, como já é de costume da Konami, pelo visto isso não vai mudar.
Esse item é uma vergonha para a Konami, pois parece que o jogo não passou por testes ao ser lançado, o pessoal está chamando de Demo, mas uma Demo é uma demonstração do produto final, para fazer com que os possíveis clientes queiram adquirir, ou seja, a Demo, precisa ser de boa qualidade. O que foi lançado, parece ser uma versão alpha, parece ser a versão para que os testadores da Konami avaliem, se é que eles existem. Vou citar alguns dos piores bugs que percebi:
Menu, apesar de o menu ter uma boa apresentação visual, com uma ideia interessante de cada opção ser representada por um botão do controle, a execução foi péssima, pois trava constantemente, é uma vergonha, parece que estamos tentando rodar um jogo de 2021 em um pc de 2010.
Transição de telas com diversas telas pretas que demoram a mudar, cenas de jogadores congelando, o que novamente faz pensarmos estarmos rodando o jogo em uma máquina com pouca capacidade.
Durante as partidas, em alguns momentos os jogadores saem do foco do jogo, ou vão para outros lugares. Houve um caso, em que a bola saiu para escanteio, e meu jogador pegou a bola e foi para o meio campo, depois retornou correndo em passos de tartaruga para fazer a cobrança do escanteio.
Gráficos:
Esse item, nem vou precisar falar muito, pois é o que está representando este jogo nas redes sociais, de tão ruim que ficou. Não entendi o motivo de os gráficos terem ficado em qualidade tão ruim, se houve o tempo de 2 anos de desenvolvimento para trabalhar, por qual motivo eles estão tão precários? Esse era o principal ponto de força do Pes, os gráficos, que nessa versão, podemos esquecer
IA e Regras:
Este ponto é bem importante ao meu ver, pois as regras de lei da vantagem e inteligência artificial foram melhoradas. Esse era ao meu ver o único defeito do Pes 2021, pois o juiz marcava qualquer falta, qualquer contato, e não é mais assim, agora os juízes do efootball 2022 estão mais tolerantes e deixam o jogo correr.
No pes 2021 acontecia muito aquela falta na entrada da área, de um contato bobo, que sempre acabava em gol, isso mudou, agora a falta realmente tem que ser falta para que o juiz marque.
Em alguns lances, eu dei uma entrada dura em um jogador e pensei "quebrei o cara, vai ser falta", e realmente era, pois eu vi que o contato foi apenas no corpo do jogador, e o contrário tb, quando dei uma entrada dura, porém onde no lance sentimos que não será falta, o jogo corre normalmente, o que não acontecia no pes 2021, pois qualquer contato era falta.
O juiz ainda é muito tolerante com faltas para parar a jogada, como por exemplo, carrinhos por trás para impedir o jogador de ficar cara a cara com o goleiro, o árbitro dá apenas o amarelo, quando deveria expulsar.
Além disso, a lei da vantagem está mais correta, quando o juiz vê que uma vantagem pode acontecer, ele não para o jogo para marcar a falta, ele deixa correr, mesmo que esteja na defesa, pois em diversos casos, o contra ataque é muito mais vantajoso que a falta e isso não acontecia no Pes 2021, a lei da vantagem era muito mal aplicada.
A inteligência artificial tem pontos negativos, que já foram citados nos bugs, e pontos positivos, como os jogadores se posicionando melhor para evitar a posição de impedimento, onde esse era outro ponto que a todo o momento fazia o jogo parar na versão 2021, assim com a marcação de qualquer falta, e isso também deixo o jogo mais fluído.
Considerações finais:
Minha avaliação geral, é que o jogo não é melhor que o Pes 2021, está muito longe disso, ele não deveria ter sido lançado agora, pois vemos diversos casos, de empresas que levam anos para desenvolver um jogo e ele é lançado não acabado e cheio de bugs, esse foi o caso. A konami deveria ter feito apenas um update do Pes 2021 e continuado trabalhando neste novo jogo, que pra mim é um novo jogo de futebol, mas que não está pronto, é como ter um carro com rodas de bicicleta.
Efootball não está mais próximo de Fifa, pois uma das principais características do Fifa, é o tiki taka insuportável, onde todos os times parecem ser o Barcelona do Ronaldinho, o que deixa o jogo para mim, muito longe do que é uma partida de futebol real, pois é totalmente absurda a quantidade e velocidade de passes trocados.
O que a Konami está tentando fazer, é realmente um novo jogo, tentando trazer uma experiência mais real de uma partida de futebol, mas está falhando muito na execução, em todos os aspectos, desde jogabilidade, até os gráficos.
A minha opinião, vou reforçar novamente, é um jogo jogável, o que não me agrada, são os diversos bugs, e não estar totalmente no controle, pois as vezes é uma surpresa o que vai acontecer. Vemos diversos casos de jogos que levam 10 anos para ficarem prontos, e esse ao meu ver é o erro da Konami, se realmente esse é um jogo novo, não deveria ter sido lançado agora, ele tem que ser maturado, testado a exaustão por consumidores reais, e não pelos desenvolvedores.
Concluindo, ainda prefiro o Pes 2021, vejo potencial futuro no efootball 2022, mas todos esses problemas, geraram um desgaste na comunidade, e talvez a Konami perca todo o seu mercado por causa deste erro.
Abraço a todos e até a próxima!!!



Nenhum comentário :
Postar um comentário